domingo, 15 de março de 2009

Yoga






A Yoga é regido por vários pontos de energia no corpo,que são responsáveis por nosso equílibrio físico e emocional.Saiba como estimulá-los:


1. HALASANA (postura do arado)
Deitada de costas, deixe os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas. Eleve as pernas unidas. Com a ajuda das mãos, jogue as pernas para trás, tirando os quadris e as costas do chão. Se conseguir, encoste a ponta dos pés no chão, atrás da cabeça. Leve os braços estendidos em direção aos pés. Para voltar, desenrole as costas devagar.


2. PASCHIMOTANASANA (postura da pinça)
Sentada com as pernas estendidas e unidas, incline o tronco à frente, sem fl exionar os joelhos, e apóie as mãos sobre as pernas. Se conseguir, incline ainda mais o tronco à frente, até que as mãos alcancem os pés. Tente manter o peito aberto, o pescoço alongado e empurre os ombros para baixo, afastando-os das orelhas. Volte devagar, desenrolando a coluna vértebra por vértebra. A cabeça é a última a chegar.



3. ARDHA-MATSYENDRASANA (meia postura de matsyendra)
Sentada, deixe as pernas estendidas e as costas retas. Com o bumbum apoiado no chão, cruze a perna direita por cima da esquerda, apoiando o pé direito no chão. Gire o tronco e a cabeça para o lado direito, segurando a perna direita com a mão esquerda. A mão direita fica apoiada no chão. Ao final, repita para o outro lado.


4. MATSYASANA (postura do peixe)
Deitada de costas, deixe as pernas estendidas e os braços ao lado do corpo. Mantenha a palma das mãos para baixo. Arqueie as costas, elevando o peito, o pescoço e o tórax. Apóie o topo da cabeça no chão. Os cotovelos, os antebraços e as mãos fi cam apoiados no chão e o maxilar relaxado. Para voltar, empurre o chão com as mãos e os antebraços, aproximando o queixo do peito e relaxando a cabeça.


5. SARVANGASANA (postura da vela)
Deitada, deixe os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas. Com a ajuda das mãos, eleve as pernas unidas e tire os quadris e as costas do chão. Mantenha as pernas unidas e estendidas para o alto. Apóie as mãos na lombar, deixando o peso cair sobre os braços. O queixo vai em direção ao peito. Para voltar, arredonde as costas devagar (as pernas são as últimas a encostar no chão).


6. PREPARAÇÃO PARA SIRSHASANA (pouso sobre a cabeça)
Ajoelhada, cruze os dedos das mãos. Apóie a borda externa das mãos e os antebraços no chão, mantendo os cotovelos alinhados com os ombros. Coloque o topo da cabeça no chão, apoiando-o no vértice formado pelas mãos (como se elas fossem uma moldura para a sua cabeça). Tire os joelhos do chão, estendendo as pernas e mantendo os dedos dos pés apoiados. Deixe as pernas um pouco afastadas. Eleve bem os quadris, mas não jogue o peso do corpo na cabeça. A força está nos braços e nos ombros.


7. POSTURA DE RELAXAMENTO
Deitada, mantenha as pernas afastadas e os braços ao longo do corpo, com a palma das mãos para cima. Feche os olhos e perceba a sua respiração, inspirando e expirando lentamente pelo nariz.

3 comentários:

  1. ahhh eu fiz umas aulas de yoga...vc tb pratica???

    beijokas

    ResponderExcluir
  2. yoga, sempre lembro do street fighter, o dhalsim sempre fala isso quando ganha a luta "Yoga".
    é o que eu escrevi não tem nada a ver com o post, mas bem legal as posições, eu já fiz judô e também sei meditar, então acho que já sei alguns fundamentos básicos, certo?

    ResponderExcluir