domingo, 24 de maio de 2009

Deusas e seus poderes!


{ AFRODITE }

Palavra-chave: amor

Mito: segundo a mitologia grega, Urano, o deus do céu, foi castrado e seu esperma caiu no oceano. Da espuma que se formou no mar nasceu Afrodite, que emergiu numa enorme concha. Considerada a deusa do amor, era admirada por sua beleza. Embora casada com Hefesto, o deus ferreiro do Olimpo, viveu um grande amor com Ares, o deus da guerra.

Significado: a carta fala da importância de você se amar. Reflita: você costuma fazer coisas amorosas para si mesma, ou é mesquinha quando o assunto é se dar pequenos mimos e satisfazer seus próprios desejos? Quando sente que algo não anda bem na sua vida, fica se criticando o tempo todo ou ouve suas necessidades internas de forma respeitosa e acolhedora? Afrodite aconselha que você procure se alegrar com si mesma, lembrando que só quem se ama de verdade é capaz de amar os outros, do jeito que são.

{ ÁRTEMIS }

Palavra-chave: individualidade

Mito: Ártemis era venerada pelos gregos como a deusa caçadora, senhora dos animais e protetora de toda a natureza. Muito independente, ela amava a liberdade – tanto que decidiu nunca se casar – e vivia correndo pelas florestas, sempre acompanhada de um cão e empunhando um arco sagrado.

Significado: a mensagem é: concentre- se mais em si mesma. Talvez ultimamente você ande muito ocupada e está precisando de um tempo ou um espaço só seu. Ou então acredita que é seu dever pensar sempre nos outros e colocar as necessidades deles em primeiro lugar. Ártemis avisa que é hora de delimitar os limites da sua individualidade e se perguntar: “Do que eu preciso?” Procure resgatar, celebrar e fortalecer a pessoa que você é. Como espera atingir seus alvos, se você não tem um eu a partir do qual atirar? Chegou a hora de saber quem é o seu eu mais profundo e o que ele quer.

{ BLODEUWEDD }

Palavra-chave: traição

Mito: de acordo com a mitologia celta, esta deusa foi dada em casamento a Llew, o deus do sol. Um dia, enquanto o marido estava viajando, ela conheceu outro homem, pelo qual se apaixonou. Para poderem ficar juntos, Blodeuwedd e o amante mataram Llew. Como punição, ela foi condenada a nunca mais ver a luz do sol, tendo sido transformada numa coruja.

Significado: Blodeuwedd indica uma traição na sua vida. Ela pode ser decorrente, por exemplo, de certa predisposição sua para escolher amigos, namorados e colegas de trabalho não confiáveis, que retribuem com deslealdade à consideração que você demonstra por eles. Outra possibilidade é que você enganou alguém para atingir seus objetivos. Seja como for, esta carta recomenda que você reflita sobre a pergunta “Como traí a mim mesma?”, já que toda traição tem origem na traição a si mesma.

{ DEMÉTER }

Palavra-chave: sentimentos, emoções

Mito: Deméter era a deusa grega da agricultura. Reza a lenda que sua filha, Perséfone, foi raptada por Hades, o deus do inferno. Em meio à dor, Deméter retirou a energia vital da terra, que, assim, se tornou estéril. Hades então permitiu que a esposa passasse metade do ano na terra, com a mãe, e metade no mundo subterrâneo.

Significado: a carta sugere que você não está conseguindo manifestar seus sentimentos e avisa que, quando não expressos, eles podem prejudicar o bem-estar físico e até provocar doenças. Fique mais atenta ao que se passa em seu interior, tentando discernir seus vários estados de alma: alegria, raiva, prazer, tristeza, tédio, felicidade, mágoa, medo... Ao reconhecer e aceitar seus sentimentos, você passará a gastar menos tempo com reações emocionais descontroladas e ganhará mais energia para curtir a vida, bem como segurança para se expressar.

{ ESFINGE }

Palavra-chave: desafio

Mito: para os gregos, a Esfinge era um monstro com cabeça de mulher, corpo de cão, asas de águia e cauda de serpente, que propunha um enigma aos viajantes e devorava quem não conseguia decifrá-lo – o único a desvendar seu mistério foi Édipo, e por isso ela, furiosa, se atirou num precipício. Já no antigo Egito, a esfinge de Gizé foi construída como guardiã dos horizontes, e era considerada a dona das chaves para os portais da sabedoria.

Significado: a pergunta que a Esfinge lhe faz é: como você tem lidado com os desafios que têm surgido na sua vida? Evitando-os? Fingindo que eles não existem? Ou enfrentando-os com fé, coragem e determinação? Lembrese de que todo desafio pode ser uma dádiva, porque lhe traz a oportunidade de testar sua própria força, superar inseguranças, se conhecer melhor, ganhar experiência. Enfim, se tornar uma pessoa mais sábia e consciente.

{ FRÉIA }

Palavra-chave: sexualidade

Mito: na mitologia nórdica, Fréia – que significa concubina – era a deusa da sensualidade, do sexo e da luxúria. Muito bela e extremamente sedutora, foi amante de inúmeros deuses. De acordo com o que contam as lendas, quando ela aparecia envolta em seu manto de plumas e usando apenas seu colar mágico de âmbar, ninguém conseguia resistir ao seu fascínio.

Significado: esta carta recomenda que você reforce o contato com sua sexualidade, independentemente de ter ou não um parceiro. Procure perceber se não está ocupada demais e deixando essa esfera da sua vida em segundo plano, ou se existe algo que, no momento, a impede de explorar livremente sua criatividade erótica. Fréia diz que, quando vivenciamos o sexo de maneira plena, nossa sintonia com tudo que é vivo aumenta. Sinta essa energia vibrar em seu corpo e use-a para animar todo o seu ser.

{ IEMANJÁ }

Palavra-chave: entrega

Mito: originalmente conhecida como “mãe do rio” na mitologia ioruba da África ocidental, Iemanjá é considerada a deusa do mar nas religiões afrobrasileiras e no Caribe. Nas festas em sua homenagem, seus devotos vão à praia e soltam no mar oferendas na forma de pequenos barcos carregados de flores, velas e presentes. Acredita-se que aqueles que vão à Mãe Iemanjá e se entregam a ela têm seus problemas diluídos nas águas de seu abraço.

Significado: a carta indica que você está se sentindo extremamente sobrecarregada, e mesmo assim insiste em ir em frente, esforçando-se para aguentar o tranco. Iemanjá, porém, aconselha que você peça ajuda. Às vezes, o único modo de passar por certas situações é entregar-se e abrir-se para algo maior. A entrega é um ato de abertura e confiança, pelo qual permitimos que a deusa atue em nós para alcançarmos o que precisamos.

{ ÍSIS }

Palavra-chave: maternidade

Mito: Ísis foi cultuada tanto no Egito quanto na Grécia e na Roma antiga. Conta-se que, quando seu marido, Osíris, foi morto e esquartejado pelo invejoso deus Set, ela saiu desesperada à procura dos pedaços do corpo do amado e os juntou novamente, com exceção do pênis, que substituiu por um membro de ouro. Após ressuscitar Osíris com seus poderes de magia e de cura, ela concebeu seu filho Hórus, por meio do pênis de ouro.

Significado: Ísis avisa que é hora de ser maternal. Talvez você esteja se dedicando demais a um projeto importante, o que a deixa sem energias para cuidar de outras áreas da sua vida ou sem condições de oferecer a atenção extra que alguém próximo necessita. Ísis lembra, ainda, que todo adulto, independentemente da idade, precisa de cuidados maternos em certos momentos. Será que você não está precisando disso para curar mágoas do passado?

{ LILITH }

Palavra-chave: poder

Mito: originalmente, esta era a rainha do céu dos sumérios. Incorporada pelos hebreus, ela passou a ser considerada a primeira esposa de Adão. Nada submissa, Lilith se recusou a deitar-se debaixo dele durante o ato sexual, argumentando que, por terem sido criados iguais, deveriam fazer sexo de igual para igual. Como Adão não concordou, ela preferiu deixá-lo, razão pela qual depois disso passou a ser descrita como um demônio na mitologia judaica.

Significado: a carta pede que você reassuma seu poder. Talvez você o tenha perdido em algum momento, ou ache que uma mulher poderosa deixa de ser feminina e dificilmente encontra um amor. Ou, quem sabe, foi mal compreendida pelos outros quando estava numa posição de poder e por isso abriu mão dele. Seja como for, é hora de resgatar a ligação com esse lado seu e expressá-lo para o mundo. Não tenha medo de usar sua força.

{ MAYA }

Palavra-chave: ilusão

Mito: os hindus e budistas da Índia veneram esta deusa como a “mãe da criação”, “tecelã da teia da vida” e como ilusão. Ela também é cultuada no Tibete e no Nepal. Seus principais atributos são a inteligência, a criatividade e os poderes de magia. Aqui, ela é representada erguendo os véus da forma terrena para revelar a verdadeira natureza do Universo.

Significado: avisa que você precisa encarar suas ilusões, e aprender a diferenciá- las do que é verdadeiro. Esse enfrentamento é fundamental para que você, daqui para a frente, passe a lidar melhor com situações não muito claras. Além disso, ele lhe permitirá ouvir não apenas o que os outros dizem mas o que está por trás das palavras. Maya diz que é muito fácil ser apanhada pela ilusão. Procure se perdoar por isso e lembre-se de que enxergar a realidade lhe confere poder. Levante os véus e viva com inteireza.

{ MINERVA }

Palavra-chave:crenças

Mito: deusa da inteligência, da criatividade e da sabedoria nas mitologias etrusca e romana, Minerva era considerada a protetora dos artesãos e de todas as pessoas cujo trabalho manual era guiado pela mente. Costuma ser representada com uma coruja em sua touca, o que a identifica como a deusa dos mistérios mais profundos.

Significado: esta carta convida você a rever suas crenças e mudar aquelas que não contribuem para o seu crescimento. Tente, por exemplo, trocar ideias desgastadas, que bloqueiam sua felicidade, por pensamentos mais construtivos. E, caso esteja se preocupando demais com a opinião dos outros a seu respeito, saiba que ela diz muito mais sobre eles do que sobre a pessoa que você é. Segundo Minerva, a vida flui melhor quando enxergamos nossos aspectos sombrios e luminosos e escolhemos quais crenças queremos carregar conosco.

{ MORGANA, A FADA }

Palavra-chave: ritmos

Mito: esta deusa celta, cujo nome está associado à morte e ao renascimento, era representada de forma tríplice: como uma bela donzela, uma vigorosa mãe ou ainda uma bruxa. Nas lendas arturianas, era meia-irmã do rei Artur. Quando Artur morreu, Morgana o levou para a ilha mágica de Avalon. Ali, ela o curou e o lançou num sono profundo, do qual ele só acordará quando o tempo for propício.

Significado: indica que é hora de você viver de acordo com seus ritmos. Procure perceber se os momentos em que desenvolve suas atividades – dormir, comer, se exercitar, trabalhar, fazer amor etc. – são escolhidos por você ou impostos pelos outros. Morgana, a Fada, alerta para o fato de que muitas pessoas nunca descobriram um ritmo próprio porque se preocupam apenas em agradar àqueles com quem convivem. Fluir com seu ritmo lhe dará mais pique, saúde e vitalidade.

{ NUT }

Palavra-chave: mistério

Mito: esta deusa do panteão egípcio governava o céu noturno. Diante do incesto cometido por ela ao se deitar com seu irmão Geb, que personificava a Terra, Rá, o deus supremo, separou os dois. Assim, Nut subiu ao céu, onde formou, com o corpo, um arco de estrelas. Os egípcios pintavam a imagem da deusa na tampa interior dos sarcófagos para que ela protegesse os mortos em sua jornada.

Significado: a carta sugere que, no momento, seu dia a dia está planejado demais, sem espaço para o desconhecido ou o improviso. Provavelmente, você tem uma forte necessidade de rotular e definir tudo, pois isso lhe traz uma sensação de segurança. Que tal ouvir o chamado de Nut e se abrir para os mistérios da vida? Reconhecer que eles existem, e que nunca serão compreendidos racionalmente, não impede que você se sinta tranquila e centrada. Arrisque mais.

{ OXUM }

Palavra-chave: sensualidade

Mito: famosa pela vaidade e beleza, esta deusa do panteão afro-brasileiro gosta de se enfeitar com adereços amarelos e dourados. Rege tudo que se refere à sensualidade, e também os assuntos ligados à riqueza. As homenagens a ela são realizadas em rios, cachoeiras e fontes. As mulheres protegidas por Oxum carregam o dom especial de sua deusa: dançam de maneira sedutora e são dotadas de um encanto ao qual é difícil resistir.

Significado: esta carta lhe faz um convite para reverenciar sua sensualidade e seu poder de sedução. É hora, portanto, de dedicar mais tempo e atenção ao corpo, não apenas cuidando bem dele mas também dando espaço para a expansão dos sentidos e agradecendo os prazeres que podem proporcionar. Uma boa maneira de fazer isso é tomar um banho à meia-luz, perfumado com óleos essenciais e ao som de uma música relaxante.

{ PACHAMAMA }

Palavra-chave: cura, totalidade, sagrado,integração

Mito:os povos anteriores aos incas no Peru e na Bolívia veneravam Pachamama, a Mãe Terra, como a deusa da fertilidade. Entre os andinos, persiste até hoje o costume de espalhar farinha de trigo nas plantações para garantir que a deusa favoreça a boa colheita. Contase que, quando as pessoas deixam de respeitá-la, ela envia terremotos para lembrar os homens de sua presença.

Significado: este é um lembrete de que, assim como a Mãe Terra, você também é um ser sagrado. Ao estar em comunhão com ela, você pode obter respostas para suas dúvidas, curar-se de sofrimentos que nada parece aliviar e integrar-se ao fluxo da vida. Portanto, abra-se para Pashamama: passe algum tempo ao ar livre para se beneficiar de suas energias vitais, agradeça-lhe pelos alimentos que ela oferece, sinta-se cada vez mais ligada a ela como um organismo vivo sob seus pés.

{ SEDNA }

Palavra-chave: vítima

Mito: deusa do mar, Sedna é venerada pelos inuítes, habitantes do Ártico. Enfeitiçada por uma gaivota, que lhe prometeu alimento em abundância e escravas, ela decidiu morar com o povo dos pássaros. Em vez de receber o prometido, porém, Sedna foi forçada a viver na mais profunda miséria. Seu pai tentou resgatá-la, mas os pássaros os perseguiram e, para salvar a vida da filha, ele a atirou no mar.

Significado: você está apegada à condição de vítima e precisa se fortalecer rapidamente para se livrar desse hábito. Se vive se perguntando “por que isso está acontecendo comigo?” ou “por que todos querem tirar vantagem de mim?”, mude o foco: em vez de fi- car presa ao “por que”, tente descobrir qual é sua responsabilidade na situação. Sedna diz que você é necessária demais na dança da vida para desperdiçar suas energias se vitimizando. Saia dessa e crie o que você quer.

{ SEKHMET }

Palavra-chave: ódio, raiva

Mito: no antigo Egito, Sekhmet era a deusa que representava os aspectos destrutivo do Sol. Conta-se que, num dos seus acessos de fúria assassina, ela decidiu destruir toda a humanidade. Para tentar detê-la, Rá, o deus supremo, colocou em seu caminho uma grande quantidade de cerveja misturada com suco de romã. Pensando que fosse sangue humano, a deusa bebeu a mistura e ficou embriagada. Quando acordou, seu ódio havia passado.

Significado: a carta indica que é hora de você aprender a lidar melhor com a raiva. Segundo a deusa Sekhmet, a ira faz parte da nossa força como mulheres, e por isso não devemos desperdiçá- la, mas considerá-la uma aliada que nos proporcionará energia. Esteja atenta para reconhecer quando esse sentimento surge dentro de você e procure aceitá-lo para que ele não se acumule, transformando-se em ódio – este, sim, perigoso e destrutivo.

{ SENHORA DAS FERAS }

Palavra-chave:relacionamento

Mito: a deusa representada pela Senhora das Feras era venerada pelos povos da Suméria, de Creta e do vale do Indo. Ela também era conhecida como a força criativa cósmica, doadora de vida. Aqui, ela é representada como uma mulher grávida cercada de animais prenhes, o que ressalta o caráter fértil desta divindade.

Significado: é hora de concentrar sua atenção naqueles vínculos importantes, que a apoiam, alimentam e contribuem para que você se conheça melhor – com a pessoa amada, os amigos, familiares, colegas de trabalho. Por outro lado, a Senhora das Feras avisa que, se você deseja ter um novo relacionamento, é hora de se mostrar mais receptiva para que ele entre na sua vida. Caso esteja vivendo um momento delicado de uma relação, talvez apostar na comunicação ou na aceitação do outro como ele realmente é ajude a melhorar as coisas.

{ SHAKTI }

Palavra-chave: energia

Mito: para os hindus, Shakti é ativa, poderosa, vital – a força que anima o Universo. O masculino, por sua vez, é a força passiva, inerte, adormecida. Cada Shakti tem seu deus, ao qual se une no ato sexual. Sem essa união, nenhum dos dois pode criar nada. Aqui, a deusa é representada sentada dentro do ovo luminoso do mundo.

Significado: esta carta indica que você está precisando recarregar as baterias o mais rápido possível. Provavelmente, anda se sentindo cansada ou sem muito pique para dar conta das inúmeras exigências do cotidiano. Mas Shakti diz que existe energia em abundância para você. O segredo está em aprender a conectar-se corretamente com ela. Uma das formas de conseguir isso é desbloquear os chacras – sete pontos situados ao longo da coluna vertebral, através dos quais fiui a energia vital –, por meio da prática constante de ioga ou meditação.

{ SOFIA }

Palavra-chave: sabedoria

Mito: deusa da sabedoria, simbolizada por uma pomba, que representa o espírito, Sofia tem muitas faces: Deusa Negra, Feminino Divino, Mãe de Deus. Para os gnósticos cristãos, ela era considerada a Mãe da Criação, e seu marido e ajudante era Jeová; seu santuário sagrado, Hagia Sophia – hoje convertido em museu –, em Istambul, na Turquia, é uma das maravilhas da arquitetura bizantina.

Significado: aconselha que você procure se recolher um pouco, pois o momento é propício ao silêncio, à introspecção. Talvez você esteja precisando de orientação para lidar com um assunto importante, ou se veja repetidas vezes vivenciando o mesmo tipo de situação – em qualquer um dos casos, está na hora de ouvir o que precisa ser ouvido. Sofia revela que, quando você se dispõe a prestar atenção no que diz sua sabedoria interior, fica bem mais fácil obter o que precisa.


{ SULIS }

Palavra-chave: doença, saúde

Mito: Sulis pode ser invocada e visitada em seu spa-santuário em Bath, na Inglaterra. Dizem que as águas dessas termas milenares são milagrosas, pois têm o poder de curar doenças. Sulis é considerada uma deusa solar – “sulis” é uma palavra celta que significa “sol”. Aqui, ela é representada nadando em suas águas curativas, as profundezas em que todos nós temos de mergulhar na jornada para a luz, a saúde e o bem-estar.

Significado: esta carta recomenda que você reserve um tempo para cuidar melhor de si mesma, repor as energias, estabelecer novas prioridades na vida, reconhecer suas próprias necessidades e colocá-las em primeiro lugar. Se sua saúde não anda bem, é hora de buscar ajuda para seu processo de cura. Sulis ensina que a doença é um pedido do corpo para que você descanse, se divirta ou apenas viva com mais simplicidade.